Workshop Ibérico “Vinhos que salvam árvores”

LOGO EVENTO SITEA WWF, uma das mais importantes organizações de conservação da natureza a operar em Portugal, vai promover, no próximo dia 11 de Novembro, no "Encontro com o Vinho e Sabores", entre as 9h00 e as 13h30, o workshop ibérico “Vinhos que salvam Árvores”.

A APE terá duas comunicações na mesa redonda "Os vinhos na conservação do montado", realizadas pelo seu Presidente, Eng. António Ventura, e pelo seu Secretário-Geral, Eng. Manuel Botelho.

A iniciativa tem como objectivos:

1. Reunir os actores da fileira da rolha de cortiça para discutir os desafios do sector e as oportunidades que a certificação FSC representa;
2. Criar um espaço de encontro e cooperação entre os diferentes actores vinculados à produção e comercialização da cortiça FSC, de modo a facilitar a identificação de sinergias e o desenvolvimento de relações comerciais entre os participantes;
3. Aproximar o sector dos vinhos da produção e indústrias de cortiça favorecendo a rolha certificada FSC;
4. Discutir o papel que o sector dos vinhos pode ter na conservação do montado de sobro.

A Associação Portuguesa de Enologia participará na Mesa Redonda “Os vinhos na conservação do montado".

Sobre a WWF
Há mais de 50 anos que a WWF protege o futuro da natureza e do Planeta. É uma das maiores e mais respeitadas organizações de conservação independentes do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global activa em mais de 100 países. O estilo único da WWF combina objectivos globais com critérios científicos, experiência e rigor, envolve acção a todos os níveis, do local ao global e apresenta soluções inovadoras que visam a protecção da vida humana e da natureza. (veja mais em www.wwf.pt)

Missão da WWF
A missão da WWF é travar a degradação do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando biodiversidade do mundo, garantindo que o uso dos recursos naturais seja sustentável e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

Sobre a GFTN
O Projecto GFTN da WWF é uma resposta para a questão da sustentabilidade da madeira e de outros produtos florestais; conta com a adesão de 300 empresas em mais de 32 países. Os membros desta rede gerem 21,6 milhões de hectares de florestas certificadas pelo FSC e um mercado que representa 19% do valor total do comércio global de produtos florestais. Há duas décadas atrás, não existia mercado para produtos florestais ambientalmente e socialmente responsáveis; hoje em dia já existe na Europa e na América do Norte e Central, na África Ocidental e Central, na Rússia e na Ásia.
O braço ibérico desta rede global - GFTN Ibérica, congrega 11 empresas, das quais 5 são portuguesas. Estas empresas partilham com a WWF o objectivo de contribuir para a promoção da gestão responsável das florestas, através do consumo responsável de produtos de origem florestal.
As empresas que integram a WWF Rede Ibérica de Comércio e Florestas comprometem-se a desenvolver e implementar um Programa de Certificação da Gestão Florestal e/ou Compra Responsável de Produtos Florestais por sistemas credíveis como o FSC®, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do mercado responsável de produtos florestais.

Copyright © 2012 - Associação Portuguesa de Enologia | powered by agriciencia

Joomla 2.5 Templates designed by Web Hosting Reviews